quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Novidade:
A CAIXA NEGRA DE DARWIN
de Michael Behe




Está já à venda a edição da Ésquilo de A CAIXA NEGRA DE DARWIN de Michael Behe, um dos mais provocadores e sólidos ensaios aparecidos na última década sobre a discussão do "design inteligente" e a sua relação com a herança do Darwinismo. Antecipando-se à comemoração em 2009 do bicentenário do nascimento de Charles Darwin e do 150.º aniversário da publicação de A Origem das Espécies, a Ésquilo lança para a discussão um incontornável argumento em favor do "design inteligente"

Eis um excerto do Posfácio do autor:
"A Caixa Negra de Darwin foi completamente rejeitada pelos círculos científicos oficiais. É difícil encontrar um conselho científico que não tenha convocado com carácter de urgência os seus membros de forma a alertar para a necessidade de combater a perniciosa ideia do design inteligente da vida. (...) [De facto, no] tempo de Darwin, pensava-se que a célula seria tão simples que cientistas de grande craveira como Thomas Huxley e Ernest Haeckel puderam seriamente pensar que ela surgiria espontaneamente a partir da lama, o que seria bastante conveniente para o darwinismo. (...) À medida que a ciência progrediu e se tornou patente a espantosa complexidade da célula, a ideia do design inteligente tornou-se cada vez mais cativante. A conclusão do design inteligente é fortalecida por cada novo exemplo de sistema ou maquinaria molecular complexo e elegante que a ciência descobre nos alicerces da vida."

"Do pequeno grupo de cientistas que se ocupa do design inteligente, Behe é o mais proeminente e os seus argumentos são de longe os mais conhecidos."
The New Yorker

"Quando examinada com as poderosas ferramentas da biologia moderna, mas não com os seus modernos preconceitos, a vida ao nível bioquímico só pode ser vista como produto de um design inteligente. Vinda de um biólogo no activo… esta afirmação é quase herética."
The New York Times

VER

Sem comentários: