quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Brevemente:
EXPERIÊNCIAS DE QUASE-MORTE




Está em preparação o volume EXPERIÊNCIAS DE QUASE-MORTE (RELATOS VERÍDICOS) de Manuel Domingos (Presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia), que contém relatos contados em primeira mão por sobreviventes do que se convencionou chamar "experiência de quase-morte" (EQM). Contaram a sua experiência Margarida Rebelo Pinto, Fernando Dacosta, Adalberto Alves, Isabel Wolmar, entre outros. Colaborou ainda Pim von Lommel, cardiologista holandês e cientista de referência no estudo das EQM.
Dezenas de portugueses que penetraram no "outro lado da vida" e narraram aos autores deste livro as suas impressionantes experiências de quase-morte. Vivências transformadoras que nos suscitam a reflexão sobre o verdadeiro sentido da vida e a grande pergunta: que "portas" abrirá a morte à nossa consciência? Uma coisa é certa: em termos científicos, já não se pode afirmar que a mente e a consciência dependem do cérebro e do corpo físico para permanecerem vivas e em pleno funcionamento.

"A morte e a vida são como um cordel com duas pontas, uma está numa ponta e outra noutra ponta, mas o cordel é o mesmo."
Adalberto Alves

"(…) Isso deu-me outra visão, tornou-me melhor pessoa e devo-o muito a essa experiência [de quase-morte]. Também me tirou essa história do medo da morte."
Fernando Dacosta

"Não tem nada a ver com sonhos. Sei que estive mesmo lá. Não me deixaram lá ficar e eu tenho muita pena. Muita pena. Não estava ainda no meu destino. Cada um tem a sua missão a cumprir."
Isabel Wolmar

"Há muitas coisas que não se vêem, que não se conseguem medir nem agarrar, mas sem as quais nós não sobreviveríamos. Eu acho que é uma questão de combinar a sensibilidade e o bom senso."
Margarida Rebelo Pinto

Sem comentários: