sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Novidade:
A HERANÇA DE D. CARLOS
de António Cândido Franco




No ano do Centenário da Morte de D. Carlos I, acontecimento que precipitou o fim da Monarquia em Portugal, a Ésquilo lança o romance A HERANÇA DE D. CARLOS de António Cândido Franco (autor que romanceara já outra figura histórica da Monarquia em A SAGA DO REI MENINO). Trata-se do relato truculento da atribulada vida monárquica durante o século XIX, no rescaldo da herança do Marquês de Pombal e das Guerras Napoleónicas. Eis um excerto do Prefácio do autor:

"Carlos I é a tragédia de toda uma família, uma tragédia que vem do fim do século XVIII e se prolonga até aos nossos arrabaldes. A história do nosso último rei a sério – já que Manuel II não passou duma criança que fez de conta que reinou durante dois anos – foi afinal um caso que demorou bem mais de cem anos a germinar e a desenvolver. Que desmedido ventre o trouxe ao mundo! Em vez de nove meses, noventa anos de gestação. É caso muito sério. E é por ser tão horrível e tão imensa, que uma tal tragédia nos parece tão estupenda.
Sem conhecermos os avós, nunca perceberemos o neto. Carlos em si é um enigma, uma bola opaca e pesada de carne ou de sebo, avessa ao mais penetrante olhar, mas visto à luz dos hábitos e das histórias dos seus antepassados faz-se claro, fácil, transparente. Este ser que viveu quarenta e quatro anos pode ter sido reservado como um tímido, fechado como um oráculo e desconhecido como um estrangeiro mas o seu passado faz dele um ser tão previsível e tão
esperado como um hábito repetido; na sua figura e na sua história vieram afinal cruzar-se com a máxima força e crueza todas as virtudes e todas as taras que encontramos dispersas e desencontradas nos seus antepassados mais próximos."

VER

Sem comentários: